Equipamento de segurança na topografia

Todos os trabalhadores, sem excepção, estão sujeitos a acidentes no seu local de trabalho, independentemente do seu ramo de actividade. No entanto, a probabilidade de tais acidentes acontecerem e a gravidade das suas consequências varia substancialmente conforme o caso.
Na topografia, existe um risco elevado de se darem acidentes e as consequências destes podem ser muito graves pelo facto dos trabalhos decorrerem muitas vezes em terrenos irregulares e próximos de zonas de circulação de máquinas. Perante este facto, há que prevenir!
A utilização de equipamento de segurança é fundamental para a prevenção dos acidentes. O seu uso nem sempre é obrigatório, pelo que cabe ao topógrafo decidir qual o equipamento adequado a cada situação.

CAPACETE

O uso do capacete de protecção é obrigatório em qualquer estaleiro de obra. Fora destes, a utilização deste equipamento é essencial em qualquer local onde exista o risco de queda de objectos que possam pôr em causa a integridade física do topógrafo.
Nos trabalhos em túneis, o capacete pode ser provido de uma lanterna.

BOTAS

A utilização de botas com biqueira de aço é obrigatória nos estaleiros de obra e altamente recomendável em todos os terrenos onde existam objectos depositados no solo que possam constituir perigo para a integridade física do topógrafo A palmilha de aço protege a planta do pé de ferimentos causados por pregos, farpas de madeira, pedaços de vidro e outros objectos cortantes ou perfurantes.
Quando não se verifique a necessidade de uso deste tipo de botas, é aconselhável a utilização de um calçado adaptado às condições do terreno que ofereça comodidade e segurança em pisos escorregadios ou molhados.

COLETE REFLECTOR

O colete reflector é essencial para a segurança do topógrafo em todas as situações em que exista movimentação de máquinas nas proximidades. Nos trabalhos em estaleiro de obra ou em vias de comunicação, o colete permite que o topógrafo seja visto à distância pelos manobradores de máquinas e condutores de veículos, possibilitando assim a prevenção de atropelamentos.

FITAS E CONES DE SINALIZAÇÃO

As fitas e os cones de sinalização devem ser usados para sinalizar a presença do topógrafo e respectivo equipamento no terreno, permitindo a sua visualização pelos manobradores de máquinas e condutores de veículos a fim de prevenir atropelamentos e esmagamento do material.

ESTOJO DE PRIMEIROS SOCORROS

Um bom estojo de primeiros socorros pode ser extremamente útil numa situação de emergência. Traga na bagajeira do seu automóvel um pequeno estojo apetrechado com pensos rápidos, gaze, água oxigenada e uma tesoura. Nunca se sabe quando poderá precisar.

ARNÊS E CINTO DE SEGURANÇA

O arnês com amarração à linha de vida deve ser usado em trabalhos a grande altura tais como a construção de pontes, viadutos e barragens.

Sem comentários: